Total de visualizações de página

sábado, 6 de março de 2010

Tempo perdido...

Ao longo da vida escutamos frases, que a grande maioria mesmo tendo o triplo da sua idade em existência, fazem e farão sentido por mais mil anos.
A principal delas, é que não se deve desperdiçar seu tempo, que só se vive uma vez, e que amigos são os únicos que estarão ao seu lado quando o dia clarear, quando entardecer, e quando anoitecer também.
Você terá muitos deles passando em sua vida. Uns vem, mas na mesma velocidade que vieram, se vão. Já outros, vem, ficam por um bom tempo, nos divertem, passam bons e até inesquecíveis momentos, mas quando notar, estará o vendo ficar on-line no Messenger e isso não te faz ter vontade alguma de abrir sua janela e saber de sua vida, e fazer com que ele saiba da sua, já que você sabe que a conversa irá parar depois do "oi", "oi", "tudo bem?", "tudo, e você?", "tudo.". Ponto final.
Mas há outros dois tipos: um, que você conhecerá já meio "crescidinho", e em pouco tempo se sentirão como amigos de infância. Esse talvez vocês até nem tenham contato constante, mas ele nunca deixará de ser seu amigo.
Já o outro tipo, (é o mais raro, espécime quase em extinção) você conhece quando criança, passam suas primeiras experiências juntos: primeiro beijo naquele gatinho da salo ao lado, dado escondido, e com total cobertura dela nas escadas da escola, primeiro namorado inesquecível de 2 dias no qual você jurava morrer se não o tivesse e ela estava lá para dizer que você sobreviveria, mudanças corporais, visuais, de casa, de cidade, mudanças familiares, escolares, e tudo mais que só com ela você poderia passar. Este tipo, com o passar dos anos, o entende sem o menor esforço. Basta um olhar, qualquer palavra digitada, mesmo sendo só um "oi", ou um simples "alô". Não é necessário mais do que isso para que esse tipo saiba o que você está sentindo. Seja raiva, alegria, tristeza, ou o que for.
Este tipo também te entende como ninguém! Te entende em razões do coração, familiares, pessoais, financeiras, não importa. Conte com ele, e tenha certeza que nunca sairá do seu lado, não importa a força da chuva.
Uma coisa é certa, a convivência com esse tipo nunca será sempre um mar de rosas. Afinal, rosas tem espinhos! Haverão inúmeras brigas. Umas bem superficiais, que vocês nem se lembrarão, ou até se lembrem, mas para servir de motivo de riso. Mas outras sérias, e essas meu amigo, são inevitáveis.
Existem três graus de seriedade: 1 - briga séria, mas que é facilmente resolvido com uma conversa meio sem jeito, mas é necessário apenas um "desculpa", mesmo que de um lado apenas para resolver isso tudo e pedirem mais uma breja.
2 - Vocês tem uma Sra. briga, vão embora com muita raiva, podem até ficar sem se falar por um ou dois dias, apenas alimentando seu orgulho. Mas depois de esfriarem a cabeça, se entendem, e pedem mais uma breja.
3 - É, essa é mais complicada. Os motivos podem ser incontáveis, a briga pode ser rápida, levar horas, até dias. Pode ser uma briga leve, aos berros, aos xingos, e até aos empurrões. E desta vez, vocês provavelmente passarão mais do que dois dias para se entenderem novamente.
Dependendo do ocorrido, e principalmente do que foi dito, vocês podem passar dias, semanas, meses, e o pior, anos.
Enquanto isso, aquela breja da paz, fica esquentando na mesa do bar.
Você inicialmente não pensa em outra coisa que não seja por nada desse mundo fazer as pazes. Não vê razão, motivo, causa, nem circunstância para apaziguar a situação.
E é quando você começa a notar que todos ao seu redor querem dar sua opinião. Uns dando apoio para que você continue com essa raiva e nunca mais pense em falar com a outra pessoa. Já outros, fazem de tudo para que vocês se entendam e recuperem sua amizade. E você, fica entre os protestantes, e os pacifistas.
Claro que há situações que você não vê maneira de vocês se entenderem pois o que aconteceu é tão grave, triste, ou chato, que você sabe que por mais que você tente, não consiguirá mais confiar, conversar ou até mesmo conviver com aquela pessoa.
Mas outras, há maneiras de vocês se entenderem, mas vocês precisam de um tempo.
Não importa que seja longo, mas vocês necessitam desse tempo para pensar, esfriar a cabeça.
Mas quando vocês finalmente conseguem se acalmar, não digo esquecer totalmente pois o que foi dito, foi dito, mas simplesmente arquivar, bem no fundo, de preferência no arquivo morto, por que águas passadas não movem montanhas (mais uma frase antiga, mas muito válida), vocês conversam, dizem o que pensam em relação a desavença (agora apenas para que cada um saiba como o outro se sentiu em relação aquilo).
Talvez caiam na risada, no choro, ou simplesmente acabem com tudo aquilo e finalmente sentam para tomar a tão sonhada,
breja da paz.

Um comentário:

Nebulosa Volátil disse...

Falando em premonição! (Note que aprendi a escrever!)
"você conhecerá já meio "crescidinho", e em pouco tempo se sentirão como amigos de infância. Esse talvez vocês até nem tenham contato constante, mas ele nunca deixará de ser seu amigo."